fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Eletrobras e o BNDES definiram um acordo de cooperação para efetivação de parcerias visando a descarbonização da Amazônia e recuperação de bacias hidrográficas. Sob a recomendação do Ministério de Minas e Energia e em parceria com o Pacto Global da ONU no Brasil, as empresas irão promover na COP 28, em Dubai, o evento Fundos para Aceleração da Transição Energética do Brasil, no intuito de apresentar a iniciativa, com a presença do ministro Alexandre Silveira.
Além de investimentos socioambientais envolvendo regiões de bacias, menor pegada de carbono no Norte, a parceria prevê ações para melhoria da navegabilidade dos rios Madeira e Tocantins, além de projetos para interligar comunidades isoladas. A ideia é focar no desenvolvimento de união de forças e expertise por meio de matchfunding de restauro ambiental, visando alavancar recursos que serão investidos nos fundos regionais.
Na ocasião da privatização da companhia, foi prevista nos contratos de concessão a manutenção, por parte da holding, de fundos regionais para ações em prol do meio ambiente. Em dez anos a empresa deve investir cerca de R$ 10 bilhões em medidas pró sustentabilidade.
Participam do evento o Secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do MME, Thiago Barral; a vice-presidente de Governança, Riscos e Compliance da Eletrobras, Camila Araújo, e a Superintendente da Área de Meio Ambiente do BNDES, Nabil Kadri. Na ocasião, também será realizado o Painel da Coalizão Brasileira pela Resiliência Hídrica, relacionado ao Movimento + Água da Rede Brasil do Pacto Global.